Vestibular da Universidade do Estado do Amazonas 2012

Quase duas mil novas vagas foram criadas com a aprovação dos cursos de Tecnologia nas áreas de Gestão Pública e Agrimensura e Bacharelado em Saúde Coletiva para o Vestibular 2012 da UEA (Universidade do Estado do Amazonas). As inscrições serão realizadas no período entre 19 de setembro e 19 de outubro e as provas nos dias 10 e 11 de dezembro. Ao todo, serão oferecidas 5.060 vagas para cursos em 24 municípios incluindo Manaus.

As inscrições devem ser feitas via internet nos endereços www.uea.edu.br e www.vunesp.com.br.

A criação dos nov os cursos segue uma tendência nacional de qualificar profissionais para atender às demandas de municípios do interior dos estados facilitando o acesso das populações a serviços públicos eficientes com capacidade de solucionar problemas com a agilidade necessária, evitando o deslocamento das pessoas para as capitais.

Segundo o reitor da UEA, professor José Aldemir de Oliveira, os novos cursos são uma exigência natural do processo de desenvolvimento do Amazonas e são resultado dos investimentos direcionados pelo governo do estado para a criação de oportunidades para os moradores do interior. “E não estamos falando de prédios. Estamos falando de pessoas”, afirma o reitor referindo-se à orientação do governador Omar Aziz determinado a expandir o atendimento da UEA ampliando o número de vagas nos municípios do interior em cursos estruturados a partir “de rigorosas análises técnicas das atuais demandas do estado”, defende o professor José Aldemir.

Oportunidades para amazonenses
Estudantes do Ensino Médio ganham este ano mais um mecanismo de acesso à universidade. O Sistema de Ingresso Seriado (SIS), criado pela UEA, avaliará, com provas anuais, o aproveitamento do candidato durante as três séries e selecionará os alunos com melhor desempenho.

O sistema seriado, lançado pelo governador Omar Aziz, amplia o acesso aos cursos oferecidos pela UEA e substitui o Sistema de Avaliação para o Acesso ao Ensino Superior (Saes) que, apesar de utilizar o mesmo princípio de avaliação, restringia o processo a candidatos aos cursos de graduação em Engenharia e Tecnologia.
Os estudantes que fizeram as provas do Saes no ano passado poderão continuar o mesmo processo seriado de avaliação fazendo a prova em 2012 e 2013, quando o sistema será encerrado definitivamente.

Números que impressionam
Em 10 anos, a UEA já graduou 24.309 pessoas, 5.616 na capital e 18.693 no interior.

Estão matriculados 9.167 alunos nas cinco unidades da capital e 13.349 nas 16 unidades do interior.

Fonte: UEA

Publicar no: TwitterFacebook Google +

Artigos Relacionados

© 2011 Concursos Empregos. Todos os direitos reservados.