Concurso da Seduc de Presidente Prudente-SP teve 9.264 inscritos

A  Seduc (Secretaria Municipal de Educação) de Presidente Prudente, Estado de  São Paulo, publicou a estatística das inscrições feitas pela Internet, para o concurso público da pasta que vai contratar 106 profissionais para preencher cargos que vão desde escriturário a diretor de escola. No total, 9.264 candidatos efetivaram e pagaram a inscrição dentro do prazo que terminou às 16h da última segunda-feira (21). E como era esperado, as 20 vagas para escriturário serão de fato as mais concorridas. Isso porque 5.288 candidatos optaram em concorrer ao cargo no ato da inscrição. Estatisticamente falando, serão 264 candidatos por vaga.

O cargo de professor I será o segundo mais concorrido. As 26 vagas oferecidas serão disputadas por 1.493 pretendentes ao cargo. Significa que no páreo estarão 57 candidatos por vaga. Por outro lado, a função para professor de violoncelo da Escola de Artes Professora Jupyra Cunha Marcondes, terá apenas dois candidatos disputando a uma vaga. Os números foram apresentados à pasta pela Fundação Vunesp, realizadora do concurso.

A chefe da Seduc, Ondina Barbosa Gerbasi, não tem dúvidas de que a alta demanda de candidatos se explica pelo cenário do desemprego que é comum em todo o Brasil. “Há muitas pessoas qualificadas, porém desempregadas. Quanto às estatísticas, nós sabíamos que o concurso teria uma procura grande, mas não trabalhávamos com projeções, mesmo porque há muito tempo não se realizava um concurso da Educação em Prudente, há mais de cinco anos considerando todos estes cargos em aberto”, explica.

Questionada sobre a grande procura observada no cargo de escriturário, Gerbasi acredita que a concorrência será grande em razão das exigências específicas para o cargo serem menores às verificadas em outras funções. “Esse é um típico cargo que atende as necessidades de trabalho da faixa de desempregados. Muitas das pessoas se enquadram nos requisitos exigidos”, confirma.

Com relação ao número de inscrições verificadas para os cargos de profissionais de música, ela explica que os números são baixos quando estes são vistos por não-profissionais. “Procuramos especialistas na área da música porque a Escola de Artes tem seu corpo docente defasado nesse sentido. Mas ainda assim, temos que olhar da seguinte maneira: houve demanda para todos os cargos oferecidos”, ressalta, para completar que a vaga para professor de violoncelo, embora apenas dois tenham se inscritos, também será concorrida.

As provas ocorrem no dia 1º de julho, nos períodos da manhã e tarde. Os locais e horários serão posteriormente divulgados pela Vunesp. Confira, abaixo, a relação dos cargos, vagas oferecidas e o total de inscritos para concorrer a cada uma delas:

CARGO VAGAS OFERECIDAS TOTAL/ INSCRITOS

Escriturário I 20 5.288
Educador Infantil 18 354
Professor de Educação Infantil 06 1.099
Professor I 26 1.493
Bibliotecário 01 13
Coordenador Pedagógico 02 129
Diretor de Escola 18 526
Orçamentista 01 225
Professor da Escola de Artes – Guitarra e Baixo 01 03
Professor da Escola de Artes – Percussão 01 03
Professor da Escola de Artes – Piano 03 15
Professor da Escola de Artes – Teclado 01 07
Professor da Escola de Artes – Violão 03 12
Professor da Escola de Artes – Violino 01 07
Professor da Escola de Artes – Violoncelo 01 02
Supervisor de Ensino Municipal 02 74
Terapeuta Ocupacional 01 14

TOTAL 106 9.264

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação

Publicar no: TwitterFacebook Google +

Artigos Relacionados

© 2012 Concursos Empregos. Todos os direitos reservados.